Controladoria: decisões acertadas e processos transparentes

Controladoria: decisões acertadas e processos transparentes 

 

É através do desenvolvimento de processos e controles para o gerenciamento operacional e financeiro, redução de despesas e custos, retomada da capacidade produtiva, aumento no volume de vendas e geração de caixa, que a Avante Assessoria Empresarial oferece atendimento especializado nas mais diversas áreas que compõem uma empresa. Dentre estes serviços, está o de Controladoria, do qual aprofundaremos nas próximas linhas.

Dentre os módulos, que podem ser contratados em sua integralidade ou selecionados de acordo com a necessidade de cada empresa, a controladoria, compila as informações financeiras necessárias para apuração do D.R.E. (Demonstrativo de Resultados), avaliação do plano de contas e busca do ponto de equilíbrio. 

É alarmante o número de empresas que fecham antes dos dois ou três primeiros anos de vida, e segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae, quase todos os motivos para esse fim precoce se relacionam à falta de planejamento e ao descontrole na gestão. Ou seja, a conclusão é óbvia: se houvesse, entre os empresários brasileiros, uma cultura e o entendimento mais disseminados de controladoria, este número certamente seria menor.

Isso porque a controladoria empresarial busca alinhar os processos de negócio em um padrão rigorosamente lógico, orientado à consolidação dos objetivos corporativos. Trata-se de reduzir riscos e aumentar lucros sob métricas predefinidas.

Como funciona na prática? Nossos profissionais analisam criteriosamente como ocorrem os processos de formação dos resultados financeiro-operacionais da empresa. Em posse dessas informações, tornam-se capazes de elaborar modelos de decisão consistentes segundo metas específicas. Sendo que, uma vez elaborado o modelo de decisão, são criados mecanismos de controle na forma de processos, procedimentos e normas, visando orientar um padrão em larga escala que será aplicado ao negócio. 

Perceba ainda que também é função da controladoria observar a aderência das operações à estrutura dos controles internos, bem como identificar inconsistências e propor ajustes no modelo de decisão. Lembre-se sempre que quando se trata de uma empresa, nenhuma decisão ou processo são definitivos, muito pelo contrário. É preciso acompanhar de muito perto a evolução de qualquer proposta e, se necessário, recorrer a outras estratégias. 

O que cabe a controladoria é o estudo, desenvolvimento e implementação das melhores tecnologias e métodos para integrar os diferentes sistemas informacionais de uma empresa. Bem como se propor a analisar os modelos e processos de gestão em nível operacional, econômico, financeiro e patrimonial, para que assim seja possível, fornecer informações relevantes para subsidiar a tomada de decisão.

E mais uma vez, é importante reforçar que não se trata de um serviço eventual, o monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa alcance o sucesso. Afinal, em um mercado em constante desenvolvimento, novas demandas surgem, e é preciso estar atualizado para garantir a competitividade e o esclarecimento do público consumidor. Nesse cenário, é essencial contar com um planejamento estratégico, que preveja demandas diversas de clientes, fornecedores e outros stakeholders. É exatamente nesse ponto que a função do controller se faz necessária. Esse profissional faz o monitoramento exigido para que os objetivos desejados sejam alcançados.

Por fim, a controladoria não substitui as ações dos gestores, mas sim os incentiva a potencializar os resultados da organização. Afinal, para desenvolver um modelo de gestão ideal é necessária uma estrutura muito bem desenhada para que todos os processos sejam realizados de forma que a mesma se mantenha sempre em evolução, sendo assim, as informações devem ser ajustadas de acordo com as necessidades da empresa e os resultados de cada período estipulado/analisado. 



BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas