Parcerias estratégicas fortalecem empresas e reduzem custos operacionais

Unir forças com outras empresas pode ser a decisão estratégica que o seu negócio precisa para compartilhar experiências, reduzir margens de erros, despesas e, como consequência, aumentar as vendas e trocas de produtos e serviços. Mais do que um desejo de qualquer empreendedor, essa possibilidade é real e pode ser adotada por qualquer companhia que tenha como meta crescer e conquistar mais espaço no mercado.

Parcerias estratégicas ajudam também a divulgar o negócio, bem como a potencialização do marketing que passa, de forma mútua ou de acordo com o grupo, a fortalecer as marcas envolvidas e aumentar o alcance de novos mercados e públicos.

Do compartilhamento de espaços a recursos, quando existe sinergia entre as empresas é possível explorar (no bom sentido da palavra) as possibilidades para aumentar o fluxo de clientes, por exemplo. Outra dica seria a compra de insumos e/ou produtos em conjunto e em maior quantidade para que haja a possibilidade de negociação com os fornecedores. O que aumentaria a margem de lucro diretamente.

Para as empresas que precisam investir em marketing, a colaboração envolve empresas que se unem para campanhas de marketing conjuntas, promovendo os produtos umas das outras. As empresas colaboram em publicidade, promoções e eventos, como um estúdio de pilates, por exemplo, e uma clínica de estética promovendo descontos conjuntos. Os possíveis resultados incluem aumento da exposição da marca, atração de novos clientes e compartilhamento de custos de marketing*.

Ainda nesse sentido, duas empresas podem criar kits contendo os produtos e serviços de ambas ou mesmo se unir para desenvolver um produto ou serviço novo, que possa ser disponibilizado nos dois estabelecimentos. Esse tipo de parceria pode atrair novos clientes, estimular a inovação e gerar receitas adicionais.
O compartilhamento de tecnologias e ferramentas também se apresenta como uma opção interessante para muitas empresas. Alguns recursos podem exigir altos investimentos na contratação de serviços ou na aquisição de sistemas e equipamentos. Implementar novas soluções em parceria com outras empresas permite dividir custos e compartilhar aprendizados.

Em relação a logística, duas lojas próximas podem alugar juntas um espaço para estocar produtos ou compartilhar o mesmo veículo de entregas, reduzindo custos de transporte e armazenamento. Essa colaboração pode resultar em economia de custos logísticos e aumento da eficiência. Faz total sentido não é mesmo?

Por fim, parcerias que possibilitam as empresas oferecerem treinamento e/ou formação para os seus colaboradores, sempre podem ser construídos em conjunto. Contratar palestras ou programas de treinamento para os colaboradores costuma proporcionar importantes resultados em fatores como a qualidade do atendimento ao cliente ou a gestão eficiente de recursos. Mas o preço costuma ser um obstáculo para pequenas empresas. Contratar esse serviço em parceria com outros empreendedores permite compartilhar custos e aprendizados, viabilizando a iniciativa.

Pense nisso, as dicas listadas aqui são valiosas e podem ajudar sua empresa a mudar de estágio através de ações contundentes e acessíveis.

*Fonte: https://revistapegn.globo.com/conteudo-de-marca/seu-negocio-itau-empresas/noticia/2023/09/9-ideias-de-parceria-que-fortalecem-pequenos-negocios.ghtml

Benito Pedro Vieira Santos
CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

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