5 ferramentas que podem ajudar o seu negócio

Um dos principais pilares que sustenta uma empresa, seja ela do tamanho que for, a longo prazo no mercado, é a gestão. E quando as pequenas e médias empresas começam a crescer, passando a fechar mais contratos, ter que lidar com investimentos e/ou empréstimos, maior número de fornecedores e colaboradores, geralmente é aí que muitas infelizmente se perdem por não conseguir administrar todas essas vertentes de forma clara e estratégica.

Só para se ter uma ideia deste impacto em números, de acordo com o último levantamento feito pelo IBGE, cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros dois anos. Entre os principais motivos por trás da alta taxa de mortalidade, estão fatores ligados à falta de conhecimentos de gestão*.

Para diminuir esse percentual de forma considerável, a melhor dica para os empreendedores é investir tempo e, se necessário recursos, em ferramentas e tecnologias que poderão ajudar a sua empresa a crescer de forma sólida, com base em dados e métricas que ajudarão a fundamentar as principais decisões e a desenhar estratégias de acordo com a realidade da empresa.

Com o intuito de te ajudar nessa missão, principalmente se você estiver começando agora, veja abaixo 5 ferramentas* que poderão fazer total diferença na estruturação e resultados do seu negócio.

1. Plano de negócios + Canvas

Considerado o primeiro passo para a criação de uma empresa, o plano de negócios é uma ferramenta essencial para determinar a viabilidade financeira e o potencial de retorno de ideias de empreendedores. Os pontos principais da elaboração do documento incluem a análise do público-alvo, o estudo de concorrentes, estratégia de marketing, definição de estrutura operacional e o levantamento de recursos necessários para tirar ideias do papel. Para ajudar, principalmente no início, você pode usar uma ferramenta popular entre startups, o Business Model Canvas (ou Quadro de Modelo de Negócios) pode ser um bom aliado para criar ou repaginar produtos e serviços. A metodologia oferece um mapa visual que organiza as relações entre os principais elementos de novos projetos.

2. Potencial de risco

Indicada para calcular o potencial de risco do negócio, a análise SWOT (também chamada FOFA, na sigla em português) é baseada na análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que rodeiam a operação da empresa. Os quadrantes de “forças” e “fraquezas” estão relacionados a fatores internos, enquanto os de “oportunidades” e “ameaças” estão ligados a variáveis externas.

3. Índice de satisfação dos clientes

O NPS (Net Promoter Score, na sigla em inglês) é uma ferramenta eficiente para avaliar a satisfação de clientes ao longo de suas jornadas de compra, do atendimento inicial ao pós-venda. O índice é calculado a partir de pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria essa empresa para um amigo?”. A partir da média registrada pelas respostas, é possível definir o grau de engajamento de três perfis de consumidores — e traçar as estratégias necessárias para fidelizar cada um deles.

4. Gestão de tempo
A Matriz de Eisenhower é considerada uma das mais simples e eficazes ferramentas de gestão de tempo. A partir de quatro níveis de urgência e importância, o modelo ajuda a identificar as tarefas que demandam atenção pessoal e ação imediata — ou que podem ser descartadas e delegadas para as equipes e colaboradores de confiança.

5. Métricas acessíveis
Modelos de gestão à vista são baseados no compartilhamento dos principais dados do negócio (como vendas e faturamento) para todas as áreas da empresa, em tempo real. A visualização desses indicadores pode ser feita por painéis internos ou pela contratação de sistemas de gestão acessíveis para diversos níveis de colaboradores.

*Fonte: https://revistapegn.globo.com/conteudo-de-marca/seu-negocio-itau-empresas/noticia/2023/09/6-ferramentas-de-negocios-para-empreendedores.ghtml

Benito Pedro Vieira Santos
CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

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