Logística e comunicação podem definir o sucesso de um e-commerce

Entenda como investir em ambos tem se tornado essencial para alavancar vendas e alcançar novos mercados 

 

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus – Covid 19, os hábitos dos consumidores mudaram e o aumento de compras realizadas pela internet aumentou de forma significativa. Um levantamento realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) registrou mais de 150 mil novas lojas on-line somente no período de abril e setembro de 2020 e o setor segue com grande potencial de crescimento.

Parte da população já tinha a prática de comprar on-line, mas com a pandemia, seja pela questão de segurança ou pelo fato de as lojas estarem fechadas durante os períodos mais restritivos, novos consumidores iniciaram as experiências nesse universo digital. Já no outro lado, lojistas passaram a atender também pelo on-line, além da loja física, e muitas pessoas viram no empreendedorismo uma nova oportunidade de se reestruturar financeiramente e investiram nas vendas pela internet.

E quando se trata de empreender, seja por oportunidade ou necessidade, é certo o fato de quanto mais preparado e bem informado estiver o empreendedor, melhores serão os resultados e as chances de fazer com que o negócio decole no mercado. Afinal, não é segredo para ninguém que não basta apenas criar uma loja on-line, mas existem várias medidas importantes que devem ser consideradas para ter sucesso no varejo eletrônico.

Neste sentido, de aprendizado e evolução, elenquei três tendências que devem ser observadas por aqueles que desejam se destacar em meio a tanta competitividade, são elas:

 

Mercado on-line segue em expansão

Segundo dados da pesquisa realizada pelo Ebit|Nielsen em 2020, 95% dos entrevistados pretendem continuar comprando de forma online. Para aqueles que estudam o setor logístico, o aumento e a adesão de novos consumidores ao formato on-line não é uma novidade, mas o que não se esperava era um crescimento tão rápido em tão curto período. Esses dados só reforçam que o e-commerce veio para ficar. As empresas que não entraram nesse segmento, mesmo pós pandemia perderão parte dos seus consumidores que já se habituaram a um novo processo de compra. Temos que apresentar opções para o cliente, não só na variedade de produto como também na forma de compra, tanto no espaço físico, quanto no virtual.

 

Investimento em logística

O e-commerce apresenta tendência de alta, pois diante do confinamento, restrições sanitárias e físicas, as compras online só tendem a crescer, mas ao mesmo tempo, as incertezas quanto à economia e os novos hábitos de compra deixam os varejistas inseguros. A maior preocupação é em relação aos estoques, pois diante de medidas restritivas muitos podem perder mercadorias, mas não ter produtos também acarreta prejuízo pela venda não realizada. O momento é de estudar bem o mercado e os clientes. Deixar em estoque os produtos com maior giro e “shelf life”. Sempre que possível comprar produtos sob demanda certa e utilizar fornecedores que entregam com rapidez. Desenvolver parcerias com fornecedores e clientes é fundamental para enfrentarmos tantas incertezas.

 

Comunicação eficiente e contato com o cliente

Segundo o economista alemão Klaus Schwab, “nesse novo mundo não é o peixe grande que come o pequeno, é o peixe rápido que come o lento”. A frase é antiga, mas cabe perfeitamente na realidade da pandemia do COVID 19. As empresas que investiram, pré-pandemia, em tecnologias, aplicativos ou estavam presentes em market place saíram na frente. Segundo pesquisa do Ebit|Nielsen, as vendas online cresceram aproximadamente 26%, atingindo um faturamento próximo a R$ 110 bilhões em 2020. Hoje é fundamental investir em tecnologias e ter os produtos disponíveis para possíveis clientes, sendo imperativo tanto para as vendas globais como locais. A utilização de redes sociais também é fundamental para que os clientes conheçam as lojas e criem identificação com produtos e marcas. É preciso estar próximo do público mesmo que seja virtualmente.

 

Fontes:

https://abcomm.org/noticias/entenda-a-importancia-do-rastreamento-de-encomendas-no-e-commerce/

https://www.nielsen.com/wpcontent/uploads/sites/3/2019/04/ComercioConectado_PT.pdf

 

 

Renata Delgado

Controler Financeiro na Avante – é consultora especialista em controladoria e gestão e também em logística. Com experiência em empresas de pequeno porte e multinacionais, atua com agilidade na reestruturação de empresas de todos os segmentos.

 

 

 

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