ESG: dicas básicas para implantar na sua empresa

A preocupação com o meio ambiente tem se tornado nos últimos anos mais presente quando se trata de consumo, de uma forma geral. Não à toa a governança ambiental, social e corporativa, do inglês ESG – Environmental, social, and corporate governance, se tornou uma abordagem amplamente adotada mundo a fora para avaliar até que ponto uma empresa trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação para maximizar os lucros.

E são inúmeras as pesquisas recentes que tem atrelado essa consciência às decisões na hora de escolher produtos e empresas que prestam serviços e que buscam adotar medidas que ajudam a cuidar do meio ambiente ou até mesmo que tem se empenhado em reparar ações do passado.

E diferente do que algumas pessoas ainda possam imaginar, as empresas pequenas também precisam se preocupar com essa pauta e com o impacto ambiental que geram com suas atividades. Principalmente no Brasil, afinal, aproximadamente 90% dos CNPJs brasileiros são pequenos negócios. O que torna quase impossível pensar em sustentabilidade no país, sem o apoio e a adesão dessas empresas.

Vale lembrar ainda que, no mercado atual, toda e qualquer marca precisa se preocupar também com a sua reputação e avaliações, principalmente na internet. Na prática, isso significa que se a sua motivação não for tão nobre quanto deveria, perder clientes para marcas que adotam a consciência ambiental pode ser outro fator motivante.

E ainda pensando no bolso, é comum as empresas que revisam seus processos e adotam boas práticas reduzam consideravelmente suas despesas. Isso porque neste processo de trocas de matéria prima e até mesmo parceiros comerciais, o custo na produção tende a diminuir.

Certamente você leitor empreendedor ficou interessado no tema. Então veja abaixo dicas básicas para implantar a partir de hoje mesmo em seu negócio, independente do seu tamanho ou atividade. Helen Camargo de Almeida, do Sebrae-MT, e Vito Passera, do Instituto Chico Mendes, elegeram 9 dicas para diminuir o impacto ambiental das empresas em geral, são elas*:

  1. Fique atento ao consumo de água;
  2. Repense o uso de energia elétrica;
  3. Olhe para os resíduos gerados (da produção à entrega, quais são os resíduos que seu produto ou serviço gera? Como você destina esses resíduos?);
  4. Reveja todos os processos;
  5. Siga as leis (obrigação de uma série de negócios que precisam de licença ambiental para funcionar);
  6. Participe de atividades ecológicas;
  7. Repense (e reaproveite) suas embalagens;
  8. Seja transparente (cuidado com o chamado greenwashing, ou “maquiagem verde” – quando a empresa anuncia que tem atitudes sustentáveis, mas na prática, não é nada daquilo);
  9. Busque selos e certificações ambientais (ter este tipo de selo em sua marca aumenta a credibilidade junto ao cliente e melhora a imagem e a reputação. Para obter certificações, a empresa precisa ser avaliada em diversos critérios e, se for aprovada, recebe o reconhecimento na forma de selo verde).

 

 

*Fonte: https://revistapegn.globo.com/empreender-na-pratica/noticia/2022/04/9-dicas-para-diminuir-o-impacto-ambiental-do-seu-negocio.ghtml

 

 

Benito Pedro Vieira Santos

CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

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