Empregos em alta: quais são as profissões e características que vão se destacar em 2024?

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de listas de expectativas e projeções no início do ano, te garanto que essa pode ser – além de muito útil, uma espécie de guia para sua carreira e planejamento não apenas para 2024. Isso porque já não é novidade para ninguém o fato de que as mudanças e inovações, que já fazem parte do atual mercado, tem se dado de uma forma cada vez mais rápida e abrangente.

Logo, cabe a cada profissional buscar novos conhecimentos e aperfeiçoar determinadas características para acompanhar a evolução que se desenha, dia após dia. Note ainda que não se trata mais de “resistir” ou apontar benefícios ou preocupações quanto as inteligências artificiais que nos cercam. As mudanças estão acontecendo, goste você ou não. Se adaptar a elas demostra, não apenas uma percepção desejável partindo da leitura do mercado e mundo dos negócios, como também umas das características contemporâneas mais exigidas: a resiliência.

De acordo com os dados do LinkedIn*, os conjuntos de competências exigidos para as vagas mudaram 25% desde 2015, e esse número deve chegar a 65% até 2030. Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado da inteligência artificial e da automação criou oportunidades e desafios para profissionais e empresas que desejam se preparar para o futuro.

Dessa forma, o ano de 2024 pode ser desafiador, mas é também uma oportunidade para muitos profissionais que já entenderam os sinais. A lista Empregos em Alta, utiliza dados exclusivos do LinkedIn para classificar os 25 cargos com crescimento mais acelerado nos últimos cinco anos. A lista exibe as tendências que indicam o futuro da força de trabalho, além de insights sobre oportunidades emergentes para pessoas que desejam mudar de carreira, retornar ao mercado de trabalho ou investir em competências para garantir sucesso profissional no futuro.

O cargo de analista de privacidade está no topo da lista e é seguido por analista de cibersegurança, em terceiro executivo de vendas, quarto representante de desenvolvimento de negócios e em quinto lugar gerente de contas estratégicas. Não só apenas as nomenclaturas que estão diferentes, as exigências e características também mudaram ao longo dos últimos anos.

Por exemplo, para a vaga de diretor de receita, sexto lugar na lista, esse profissional supervisiona todos os processos geradores de receita em uma empresa, escolhendo setores para foco e participando na definição das estratégias de planejamento e operações. E as competências mais comuns para quem deseja ocupar essa vaga são: SaaS, growth hacking, planejamento empresarial.

Para ter acesso a lista completa e todas as informações sobre os empregos em alta, basta acessar o link abaixo. Aproveito para reforçar ainda que todas essas mudanças não precisam ser encaradas com receio ou de uma forma negativa. Descobrir o que deseja fazer nos próximos anos e se preparar para isso nunca será ruim, concorda?

Confira os 25 cargos com crescimento mais acelerado no Brasil: https://encurtador.com.br/ekB15

Benito Pedro Vieira Santos
CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

Idiomas