Quais são as suas antimetas para 2024?

Você já se deu conta de que, tão importante quanto saber o que você deseja para sua vida e definir suas metas, é ter uma visão clara do que também não deseja, do que não gostaria de viver ou fazer? É muito comum que no início do ano as pessoas façam listas e elenquem tudo que gostariam de alcançar no ano vindouro, mas a proposta hoje com este artigo é refletir também sobre o que não fazer.

E perceba que essa ideia de “antimeta” pode influenciar diretamente no seu rendimento e até mesmo disposição. De acordo com o 21º Estudo Anual de Tendências de Benefícios para Funcionários dos EUA*, ser feliz é o principal objetivo de 75% dos trabalhadores no país. E segundo especialistas em RH, identificar e compartilhar suas “antimetas” é uma maneira de aumentar sua felicidade, satisfação e engajamento.

Ou seja, estabelecer objetivos e metas para desenvolver uma conexão com um trabalho que se gosta é importante, mas descobrir o que não se quer fazer também é fundamental e influencia diretamente nos resultados de qualquer profissional. Definir uma “antimeta”, e aprender a identificar o que esgota a sua energia é uma forma de personalizar a sua vida profissional e a tomada de decisões. Para isso, é necessário fazer uma análise do que não serve para você e, assim, identificar rapidamente padrões de frustração e aquilo que você prefere evitar.

Percebe o quanto é importante? Definir o que você não quer não só ajudará a mantê-lo engajado, mas também preservará sua reputação. Por exemplo, se uma tarefa esgota sua energia, é natural que você a adie ou a evite. E agindo assim, você pode influenciar diretamente o trabalho da sua equipe ou demais colaboradores.

Neste sentido, seguem 4 dicas que podem te ajudar não apenas na identificação e resolução destes pontos que te incomodam, como também podem contribuir para te ajudar a projetar metas mais claras e satisfatórias para este ano, são elas:

1. Evitar totalmente as responsabilidades ou adiar as coisas até o último minuto pode ter um impacto negativo sobre os outros, especialmente se o trabalho que você está adiando fizer diferença no andamento do trabalho dos colegas. Então avalie suas atitudes e seja o mais claro possível para evitar desgastes desnecessários ao longo do ano.

2. Quando é você quem define como quer fazer seu trabalho, isso aumenta sua felicidade, sua satisfação e seu envolvimento. Ou seja, trabalhe com resoluções claras e fale também sobre suas antimetas, se necessário.

3. É importante focar nos seus objetivos, mas também é muito importante projetar e organizar seu trabalho tendo em vista as coisas que você não quer fazer, de modo a não gastar seu tempo com elas. O ideal aqui é que, uma vez definidas, converse com seus gestores e/ou time para repassar suas antimetas ou resolver da melhor forma possível.

4. Muitas vezes, quando empacamos nas etapas necessárias para atingir metas importantes, não é porque não estamos motivados pelo resultado, mas porque não estamos motivados pelo processo necessário para chegar lá. Mais uma vez a autoanalise se mostra fundamental para alcançar o que deseja.

*Fonte: https://fastcompanybrasil.com/worklife/definir-o-que-voce-nao-quer-e-tao-importante-quanto-saber-o-que-quer/

Benito Pedro Vieira Santos
CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

Idiomas