Dança das cadeiras: como as empresas podem contratar melhor?

Toda empresa, independente do seu segmento de atuação ou serviço que oferece, nasce com um objetivo em comum: crescer e conquistar novos mercados, parceiros comerciais, mais clientes e aumentar a produção. E para que isso aconteça, a ponte entre o sucesso e o fracasso de um negócio, são as pessoas. Um time engajado e alinhado pode tornar todos esses objetivos possíveis. Em contrapartida, quando uma empresa não consegue estabelecer uma cultura de colaboração e as diretrizes do negócio são incompatíveis com quem está por trás e faz acontecer, o resultado deixa a desejar.

Por isso, a escolha dos profissionais que dão vida a empresa é vital. Bons líderes entendem que além de inspirar, precisam conhecer e orientar o seu time de forma a extrair o melhor de cada um. E cá entre nós, lidar com pessoas diferentes, com formações e histórias distintas e únicas, não é fácil. Mas é necessário, empresas de sucesso aprenderam a valorizar seus colaboradores, a escutá-los e a “jogar junto” com eles. Nada mais natural, afinal, todos buscam realizar os mesmos objetivos, avançar juntos e celebrar as superações.

E no mercado e contexto atual, não podemos deixar de destacar ainda a importância de discutir e pensar a diversidade e inclusão nas empresas. Além de captar pessoas com potenciais a serem desenvolvidos e capacitá-las dentro da empresa, já que as desigualdades sociais, raciais e de gênero levam à exclusão da capacitação convencional para certos grupos.

Algumas dicas podem ajudar, principalmente as pequenas e médias empresas (que nem sempre contam com um RH ou podem contratar empresas especializadas em conduzir processos seletivos) a realizarem contratações mais assertivas, são elas*:

  • Faça as contas

Planeje o custo total do funcionário ao longo do tempo, com impostos, salário, equipamentos, benefícios e investimento em experiências. De olho no fluxo de caixa, podemos tomar decisões mais corretas sobre o tipo de contrato que vamos fazer.

  • Gere atração

Um ponto importante é criar uma dinâmica de atração em que a sua empresa pareça desejável a futuros colaboradores. A dica é investir na comunicação nas redes e ter seus valores e cultura bem definidos para gerar interesse. O storytelling gera atração de talentos. “Temos duas vagas abertas e o número de candidaturas surpreendeu”.

  • Cuide dos atuais

Dessa forma, eles falarão bem da empresa a colegas que podem se tornar futuros colaboradores. A boa experiência interna na empresa é muito relevante. A propaganda não vem só do empresário, e sim, dos colaboradores. Cuide da jornada do candidato, desde a seleção, passando pela contratação e retenção.

  • A escolha é compartilhada

A contratação é uma via de mão dupla, em que a empresa também tem que ouvir os desejos do possível funcionário. Ele também precisa querer estar na sua organização. Na hora da entrevista, pergunte ao candidato sobre suas experiências, veja se elas se relacionam com o que você busca para a empresa, e aplique testes técnicos caso a vaga exija algum conhecimento do tipo.

 

*Fonte: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/Gestao-de-Pessoas/noticia/2022/08/5-dicas-para-pmes-contratarem-melhor.html

 

Benito Pedro Vieira Santos

CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

Idiomas