O seu melhor pode não ser o suficiente para a sua empresa

Ao considerar o título deste artigo, já vou logo adiantar que minha proposta aqui é que façamos uma reflexão, não se trata, portanto, de nenhum tipo de provocação ou algo do gênero. Até porque, atuando há 35 anos no mercado e em contato direto com as empresas, todo e qualquer empreendedor tem meu total respeito e admiração. E é justamente em função das minhas experiências que afirmo que às vezes a vontade de fazer é tão grande que o empresário se sobrecarrega e acaba achando, equivocadamente, que consegue “dar conta de tudo”. Um erro que pode custar o seu sonho, o seu negócio.

Durante esses anos, ficou claro para mim que o principal desafio ao trabalhar com consultoria é entender e atender as expectativas dos dirigentes das empresas.
Por vezes, os dirigentes não sabem bem como atingir o que querem, sabem sim que amam o que fazem, respiram e transpiram a empresa, dando o melhor de si no que entendem ser o melhor para o negócio. E não são poucos os casos que chegam até a sacrificar relacionamentos pessoais, por exemplo.

Perceba que não se trata de falta de vontade ou até mesmo de conhecimento para fazer com que sua empresa se torne bem-sucedida no mercado. Na maioria das vezes, estes líderes são muito bons em algo e abraçam, se dedicam, concentram todas as suas forças em sua expertise principal, seja no comercial, ou pelo conhecimento do seu produto, ou nas finanças. Mas se esquecem (ou não se dão conta) de que a empresa é composta pelo conjunto equilibrado das partes interessadas, os investidores, os clientes, os fornecedores, a sociedade e seus colaboradores. Sem considerar estes pilares, que são complementares e fundamentais, a conta não fecha.

Quando assumimos um projeto, toda essa análise é realizada e os cenários considerados. Uma empresa, seja do tamanho que for, não sobrevive sozinha. E entender que por mais que ela seja bem estruturada tecnologicamente – sempre existirá um ser humano por trás, seja no setor produtivo ou de serviços.

Como ajudamos então nossos clientes? Ajudamos a entender este ponto rumo a encontrar o equilíbrio entre estes importantes pilares. Por isso, a Avante coloca à disposição seus melhores profissionais, utiliza e ajuda empresários a implementarem as melhores ferramentas de controladoria, para que essas métricas possam ser direcionadas e aplicadas através de técnicas de governança e melhores práticas dentro de um negócio. Tudo de forma personalizada e exclusiva, afinal, cada empresa tem a sua história e particularidades.

Contar com o apoio de profissionais que vão te ajudar a enxergar as oportunidades e a crescer de forma sólida e consistente, talvez seja o maior sinal de maturidade empresarial. Ninguém ganha um jogo sozinho, saber quem está no jogo com você é fundamental para se manter no mercado atual, cada dia mais competitivo e profissional.

Quando você, empresário, entende melhor seu próprio negócio (de forma ampla e imparcial), a sua posição no mercado, na sociedade, contribui para que possa extrair o melhor resultado de sua empresa e seus colaboradores em equilíbrio nas partes interessadas. Reconhecendo suas limitações, gargalos e potencial do negócio.

Este processo que podemos chamar de tomada de consciência é o nosso trabalho. E a nossa missão é ajudar o maior número de empresas possível a encontrarem seu caminho e uma evolução mercadológica saudável, satisfatória e sustentável.

 

Cristovão Siqueira

Gestor de Projeto na Avante – especializado em controladoria e gestão de processos com foco em Reestruturação Empresarial, Judicial e Extrajudicial, bem como de Processos.

Idiomas