O departamento financeiro dita o futuro do seu empreendimento

Com toda certeza, independentemente do tamanho da empresa, um dos principais e prioritários setores é o Financeiro.  Afinal, não dá para viver sem ter controle sobre receitas, despesas e os compromissos assumidos. 

A gestão financeira pode ser entendida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades monetárias. O objetivo básico é medir o desempenho e os resultados apresentados, em busca do aumento do valor do patrimônio, geração de lucro, valor econômico e/ou valor de mercado.

Neste sentido, note que a administração financeira deve ocupar uma condição de destaque e prioridade, devendo ser comandada por profissionais de gabarito, experiência e boa formação.   Importante ressaltar que nas médias, micro e pequenas empresas a realidade vivida não permite, na maioria dos casos, um administrador destinado apenas às finanças. E poucas são aquelas onde se pode encontrar sócios ou funcionários especialistas na área.

Justamente pela falta de conhecimento e experiência e por um foco grande nas áreas produtiva e comercial, muitas empresas acabam por não cuidar devidamente da gestão financeira, impedindo o crescimento e, pior, não percebendo o desequilíbrio de curto ou de longo prazo que se apresenta e se avoluma dia a dia.  Mais do que isso, uma boa gestão está relacionada não somente às situações presentes, mas também, principalmente, às futuras.

Assim como empreendimentos com uma boa administração financeira podem caminhar mais intensamente para o sucesso, a ausência ou má execução dessa atividade podem representar sua decadência.

A boa estruturação de uma gerência ou diretoria financeira não é algo simples como se pode crer e é neste momento que o empreendedor deve pensar na ajuda externa, podendo contar com um parceiro como a Avante Assessoria Empresarial para criar ou reestruturar este importante departamento.

Nosso escopo de trabalho está centrado na Gestão Organizacional através do desenvolvimento de processos e de controles voltados para o gerenciamento operacional e financeiro, proporcionando redução de despesas e custos, a retomada da capacidade produtiva, o aumento no volume de vendas e geração de caixa.

Outro fator que torna fundamental a boa administração diz respeito ao planejamento empresarial. Toda empresa necessita de uma estratégia para crescer e se desenvolver, mas como seria possível algo consistente e realista sem dados confiáveis?

A Avante reúne profissionais especializados para auxiliar diretamente diretores, sócios e acionistas na tomada de decisões para projetos de investimento e aquisições. Nossos maiores diferenciais se evidenciam pela presença constante e diária de ao menos um profissional atuando no Departamento Financeiro / Administrativo, e pelo foco amplo que abrange as áreas Industrial, Compras, Comercial e Recursos Humanos.

Desta forma, auxiliamos e direcionamos a gestão financeira de maneira aprofundada, ou seja, muito além do contas a pagar – receber, suprimentos, faturamento e cobrança. É realizado também o treinamento do pessoal envolvido, racionalização de atividades, rotinas, despesas, criação de relatórios gerenciais, acompanhamento dos custos visando maximização de resultados, redução de despesas e gastos, análise do quadro de funcionários e contratação, realização de reuniões mensais para demonstração do resultado (DRE), levantamento minucioso de todo passivo, suspensão de pagamentos / renegociação de todo passivo bancário (desde que não comprometa a operação), entre outras ações estratégicas.

A contratação de auxílio externo para regularizar e aperfeiçoar a administração, como o trabalho desenvolvido pela Avante, pode se tornar sua melhor parceira no dia a dia.

Não é custo, é investimento!

 

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas