A nova era das micro e pequenas empresas

No Brasil, historicamente as micro e pequenas empresas movimentam o mercado interno e fazem toda a diferença quando o assunto é geração de empregos, criação de novas oportunidades e aumento significativo no consumo local que fortalece ainda bairros, regiões e cidades próximas. Para se ter uma ideia da importância dessas empresas no país, existem cerca de 8,5 milhões* de PMEs, que representam 99% de todas as empresas no Brasil e geram 60% dos empregos formais.

É fato também, que são justamente esses negócios que enfrentam as maiores dificuldades para se manterem de pé. Afinal, com estruturas enxutas e pouco incentivo – no geral, precisam lidar com o gerenciamento das finanças, gestão de pessoas e parceiros, marketing e a digitalização dos processos – do atendimento a entrega. Embora seja desafiador, todas essas áreas e conhecimentos aplicados ajudam e muito os empreendedores a crescerem e a aperfeiçoar suas técnicas e produtos. Principalmente com o acesso ao mundo digital, as micro e pequenas empresas estão vivendo hoje um marco histórico dentro dessa evolução: a era das oportunidades reais!

De 2020 pra cá, todas as empresas mundo afora foram afetadas pela pandemia de covid-19. E, principalmente as menores no Brasil, não estavam preparadas para ingressar de cabeça no mundo digital. E aqui no sentido literal, muitas não tinham investido ainda em estruturas para posicionar seus negócios nesse universo e vender por ali. Para se adaptarem, mais uma vez os pequenos tiveram que arregaçar as mangas e correr atrás das soluções que lhe cabiam para continuar no mercado.

Vendas e atendimento pelo WhatsApp, plataformas de e-commerce, sites próprios e aplicativos, foram várias as saídas encontradas. Aí vieram também o acesso aos meios de pagamentos/recebimentos facilitados, o que ajudou a alavancar as operações e trocas financeiras de modo seguro e eficiente. Com esse cenário favorável, tem se tornado cada dia mais comum ouvir e conhecer histórias de sucesso que inspiram e representam esse movimento crescente na sociedade brasileira contemporânea.

Quem ganha com essa ascensão e fortalecimentos das PME´s? Todos nós! Pesquisas mostram que pequenas empresas, por serem mais acessíveis e terem um contato próximo com a comunidade, são vistas como dignas de confiança pelos clientes. E mais uma vez, diante das dificuldades e incertezas, a resposta desses empreendedores foi o trabalho focado e otimismo mesmo em meio as adversidades. Características latentes do nosso povo.

Alguns dados divulgados pelo Small Business Pulse*, em levantamento feito pela Visa, ajudam a mapear e a entender o cenário macro e as oportunidades que as PME´s têm hoje no Brasil:

 

  • 86% dos líderes de pequenas empresas citam a incerteza econômica como um dos desafios mais comuns que enfrentam.
  • A computação em nuvem, a inteligência artificial (IA) e as ferramentas financeiras digitais podem contrapor esse cenário agregando agilidade aos processos. Não à toa, pesquisas também mostram que 44% dos líderes de PMEs estão integrando a IA, ou preparando-se para ela e seguindo de perto essa tendência.
  • Smartphone aparece como terminal de pagamento. Atualmente, cerca de 3 bilhões de smartphones possuem NFC globalmente, dando a cerca de 20% da população mundial acesso a esta tecnologia de pagamento. (O Tap do Phone da Visa é um exemplo de como essa opção está sendo aproveitada. Estabelecimentos comerciais, inclusive e especialmente microempreendedores, podem receber pagamentos de forma simples e econômica, por meio de transações muito seguras).
  • Com a inclusão digital e financeira, essa tecnologia apontada acima cresce 46% ao mês no Brasil e ao transformar smartphones e tablets em terminais de pagamentos por aproximação, existe o estimulo real a concretização de novos negócios e vendas de forma segura e ágil.

 

A era da oportunidade já começou e quem estiver atento e se adaptar a ela, certamente irá colher os frutos a médio e longo prazo. Com a digitalização dos processos e acesso ao mundo digital e suas inovações tecnológicas, pela primeira vez na história os pequenos podem “disputar” mercado com os grandes players – o que torna todo esse processo e evolução gratificante e merecido.

 

*Fonte: https://usa.visa.com/dam/VCOM/regional/na/us/run-your-business/documents/visa-2022-h1-small-business-whitepaper.pdf

 

Benito Pedro Vieira Santos

CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

 

Idiomas