Liderança inspiradora

Liderar é sobre inspirar e se tornar uma referência para aqueles que são estimulados a crescer e dividir o protagonismo e as responsabilidades em uma empresa

 

O papel de um líder não é fácil, definitivamente. Afinal, inspirar as pessoas a sua volta requer colocar em prática muita sabedoria e experiência. Ao partir do princípio de que toda e qualquer empresa é formada por pessoas diferentes, com hábitos, crenças e até mesmo formas de fazer que se diferem, não é difícil concluir que – independente do tamanho do negócio, estimular a todos e os deixar na “mesma página” é um enorme desafio. E é justamente por isso também que existem mais chefes que líderes no mercado.

Um líder consegue inspirar seu time com uma visão convincente do futuro dos negócios, garantindo uma direção clara de suas ações e pela forma como conduz a equipe para alcance de um objetivo comum. Perceba ainda que quanto mais competitivo o mercado, mais importante se torna o papel do líder de uma equipe, pois é ele que vai conseguir tirar o melhor de cada colaborador de forma estratégica e consciente.

Outro ponto importante para se destacar neste sentido é que se torna fundamental que o líder seja o ponto de confiança do seu time. Isso faz muita diferença quando um colaborador precisa tirar uma dúvida, fazer sugestões, expressar reclamações e realizar as atividades de maneira eficiente e engajada com os colegas de trabalho.

Além disso, para se inspirar, é preciso admirar e acreditar que o comportamento do gestor é o mais adequado. Assim, a equipe consegue ter um referencial, sente-se motivada, espelha-se nas atitudes do seu superior – o que traz grandes benefícios para a organização como um todo, principalmente no que diz respeito a cultura organizacional da empresa.

Ao compreender que um indivíduo se inspira no que é admirável para ele, e que isso influencia muito o seu comportamento de forma direta, os líderes já saem na frente. Em um ambiente corporativo, isso significa tomada de decisão eficiente, desenvolvimento pessoal, profissional, produtividade, qualidade e agilidade no desenvolvimento das tarefas diárias.

Note que neste processo de construção de relacionamento é primordial que o gestor tenha uma boa comunicação e saiba transmitir as informações de forma clara, objetiva e respeitosa, concedendo uma certa liberdade de expressão aos seus subordinados. Isso transmite segurança e o time se sente valorizado e parte importante do todo.

Oferecer feedback também é muito importante nesse tipo de liderança, pois permite buscar melhorias constantes no desempenho dos colaboradores e de toda a organização. No entanto, para que seja eficiente, os líderes precisam saber ouvir e encorajar as pessoas a expressarem suas opiniões e sentimentos de forma construtiva.

Os desafios são constantes em qualquer negócio, ou seja, diversas situações inesperadas surgem no dia a dia corporativo. Para desenvolver uma liderança inspiradora, é preciso ter muito jogo de cintura, além de agir com cautela, inteligência e atenção nos momentos difíceis é essencial saber administrar e lidar com esse cenário, mantendo o foco para que a equipe permaneça unida, engajada, produtiva, de maneira que os imprevistos não comprometam a execução das atividades e o bom clima organizacional.

Se este texto fez sentido para você e o atual momento da sua equipe, elenquei 5 dicas que podem te ajudar a implantar a liderança inspiradora a partir de agora na sua empresa de forma prática e assertiva, são elas:

  1. Confiar em si e na sua equipe. Isso significa aprender a delegar sem receio;
  2. Buscar sempre alternativas criativas e estimulantes para fazer diferente mesmo as atividades mais corriqueiras;
  3. Manter-se no presente sem deixar de lado as perspectivas para o futuro a médio e longo prazo;
  4. Ser motivado para motivar. Lembre-se que você está sendo observado;
  5. Transmitir segurança e lidar com os desafios diários de forma coerente é essencial neste processo.

 

Katia Bianchi é Gestora de Projeto na Avante Assessoria Empresarial – com mais de 18 anos de atuação no mercado, realiza análises gerenciais e planejamento financeiro, além de desenvolver projetos de média/alta complexidade.

Idiomas