Como blindar sua equipe contra o pessimismo e o excesso de preocupações?

 

Como blindar sua equipe contra o pessimismo e o excesso de preocupações?

Se tem uma coisa que todos nós brasileiros temos certeza, um ano depois do início da pandemia do Coronavírus no país, é que não está fácil para ninguém. Muito menos para os nossos empresários que, entre restrições e dias de trabalho, precisam encontrar forças para não deixar o cenário externo desestimular seus colaboradores e, principalmente, para manter-se emocionalmente bem em meio a tantos altos e baixos. 

 

Em uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha e publicada no final de março de 2021, o pessimismo dos brasileiros em relação a nossa economia é sintomático. Segundo o Datafolha, dois em cada três brasileiros dizem que a situação econômica do país vai piorar, percentual recorde registrado pelo instituto. De acordo com o levantamento, 41% dos brasileiros tinham essa expectativa em dezembro – agora, são 65%. No sentido inverso, caiu de 28% para 11% o percentual daqueles que esperam uma melhora no cenário econômico. O recorde negativo anterior da pesquisa, iniciada em 1997, eram os 60% registrados em março de 2015, durante a recessão iniciada no governo Dilma Rousseff.

 

E quando as coisas não vão bem… Em um momento de crise, a responsabilidade pesa duas vezes mais do que em tempos normais. Por isso, separei algumas dicas para que os líderes possam tentar aplicar em seu dia a dia com o objetivo de buscar manter o engajamento do time e poupá-los de preocupações exacerbadas quanto ao futuro próximo. 

 

Mesmo que você esteja oscilando internamente, busque manter um comportamento positivo, afinal, se o comandante mostra que está “perdido” os demais terão motivos de sobra para se preocupar. Lembre-se de que  os resultados dependem de pessoas, que por sua vez precisam se sentir confiantes e engajadas, mesmo em meio a tanta tensão.

 

Se o planejamento e a estratégia eram palavras fundamentais antes da crise, agora o líder precisa calcular e recalcular cada passo a ser dado por ele e pela empresa de forma ainda mais precisa e minuciosa. Independente do cenário, seja transparente. As pessoas já sabem que a situação não está favorável. Mas a incerteza é um campo fértil para pensamentos negativos – quando não há clareza sobre a situação, abre-se margem para que a equipe passe a pensar que o pior pode estar acontecendo nos bastidores.

 

Neste sentido, uma boa dica é atualizar a equipe em curtos espaços de tempo e explicar para onde a empresa está caminhando e quais medidas vêm tomando para vencer a crise.  E claro, de nada adianta qualquer dica anterior sem que haja coerência por parte do líder. 

 

Em momentos de crise como a que vivemos hoje, um discurso bem alinhado entre líder e equipe é poderoso e pode ir além do escritório, da fábrica, afetando ou não a imagem institucional e a visão do público externo sobre a empresa. Quantas empresas você conhece que vão sair ainda mais fortes dessa crise? E ao contrário também, certamente se lembrará de algum empresário que se perdeu no meio do caminho (por um motivo ou outro) e que perdeu prestígio e/ou representatividade na crise. 

 

Nunca é demais lembrar que quando uma empresa mantém os seus compromissos, adotando uma comunicação transparente com seu público interno, a relação com os clientes também é influenciada positivamente. E, consequentemente, o resultado mais provável será a sua fidelidade, essencial para uma retomada pós-recessão. Não adianta pensar apenas em vencer a crise momentânea, é preciso também se preparar para o pós e o que está por vir. 

 

E para estar preparado para as tomadas de decisões rápidas e assertivas, é essencial que as métricas da empresa estejam em dia. Você consegue saber seu atual ponto de equilíbrio? Seu fluxo de caixa está atualizado com base no mínimo para os próximos 12 meses? Já pensou em elaborar um orçamento para o próximo ano com a devida antecedência que o momento exige?

 

Enfim, é hora de ajustar as métricas para que o direcionamento da equipe seja feito de maneira responsável, lembre-se: informação correta, decisão correta.

 

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas

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