40 + ajudam a redesenhar o mercado de trabalho

Uma pesquisa divulgada no final do ano passado nos ajuda a entender a importância de investir e buscar a diversidade dentro das empresas. Não é de hoje que particularmente defendo a ideia de que a troca entre gerações é extremamente rica e indicada, é o que vivemos hoje na Avante. E olha que interessante, as contratações de pessoas com idade entre 40 e 50 anos cresceram 95% de janeiro a setembro de 2021 se comparado ao ano anterior*.

Os dados foram divulgados pela plataforma da Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos e os dois principais motivos apontados pela CEO e fundadora Mariana Dias, são:

  1. Por um lado, empresas buscando mais diversidade nos times.
  2. Por outro, as mudanças causadas pela pandemia e a necessidade de contratações estratégicas de profissionais mais maduros em algumas áreas.

 

Como bem lembra Mariana, “são profissionais com mais habilidades comportamentais, como inteligência emocional e resiliência, e que estão mais preparados para lidar com situações complexas. Esse cenário foi visto em áreas de atuação como Jurídico, Contabilidade e Recursos Humanos, que ganharam relevância ainda maior dentro das empresas desde o início da pandemia, com destaque para o RH. O setor precisou lidar com toda a adaptação ao trabalho remoto e liderar a transformação para essa nova forma de atuar e contratar colaboradores”.

Outra informação relevante obtida foi que ao analisar os dados de contratações por cargos, no primeiro semestre de 2021, 3% das pessoas entre 40 e 50 anos foram colocadas como gerentes, ocupando 18,17% desses cargos oferecidos. O número revela uma preferência por pessoas nessa faixa etária para postos de liderança.

Em contrapartida, apesar da pesquisa não relacionar o fato dessa geração ter se empenhado para aprender a lidar com as novas tecnologias e modelo de negócios, incluindo o universo digital principalmente, acredito que é um dos principais fatores para essa recolocação em massa também.

Lembrando ainda que, independentemente da idade ou formação, manter-se aberto ao novo, buscar novas fontes de conhecimento, experimentar as ferramentas digitais mais usadas no mundo corporativo, tudo isso é um “dever de casa” para todos que desejam se manter atualizados e em constante evolução no mercado atual.

Além disso, cultivar um bom networking, saber valorizar suas conquistas, do time como um todo e resultados ao longo da carreira, facilitam o entendimento em relação às novas dinâmicas dos processos seletivos. E também são elementos importantes para quem ainda busca uma colocação, a caminhada não é fácil para ninguém, mas pode ser prazerosa e possível – como mostra a pesquisa.

 

*Fonte: https://extra.globo.com/economia-e-financas/emprego/contratacao-de-pessoas-com-idade-entre-40-50-anos-dobra-nas-empresas-em-2021-veja-dicas-para-conseguir-emprego-25232254.html

 

 

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

CEO da Avante Assessoria Empresarial – VP do Grupo Alliance

Especialista em Reestruturação de Empresas

 

Idiomas