RH é componente estratégico das empresas

Nos artigos anteriores já abordamos os serviços que a AVANTE oferece, quais são os diferenciais da empresa e como ajudamos os empresários no processo de reestruturação. Ao partir do princípio que uma nova estruturação exige diferentes profissionais envolvidos que respondem por diferentes áreas que compõem um negócio, hoje vamos tratar exclusivamente do Recursos Humanos – RH, que tem assumindo um lugar cada vez mais estratégico e importante nas organizações. 

É importante já mencionar que nossa equipe de consultores realiza tarefas gerenciais, administrativas e operacionais essenciais para evolução das empresas o que inclui, se necessário, o trabalho de RH. A Equipe Avante é composta por 20 profissionais especializados nas áreas de Gestão Administrativa e Financeira, Planejamento Estratégico, Controladoria, Recursos Humanos, Processos Industriais, Custos, Comercial e Jurídico, assessorando carteira de clientes nos mais diversos segmentos. Ou seja, cada negócio é analisado de forma individual de maneira que a solução proposta será direcionada pela demanda real da empresa. 

A gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla RH pode ser definida então como sendo uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Já se estabeleceu no mercado a constatação de que, sem um RH bem estruturado e alinhado às demais áreas da empresa, os negócios ficam prejudicados, sem a produtividade e agilidade necessárias para manter a competitividade no cenário econômico atual.

Perceba que isso se dá porque o RH já se tornou extremamente estratégico, deixando de ser simplesmente o departamento que contrata, treina e demite para assumir o papel de suporte e facilitador do alcance de metas da organização por meio de estratégias inovadoras de gestão de pessoas. Independente do ramo que sua empresa atue nunca se esqueça que ela é formada por pessoas e são elas as responsáveis pelo sucesso ou fracasso de qualquer projeto. 

No entanto, olhar para o RH de forma estratégica e dando a importância que lhe cabe não é uma novidade. A área surgiu com a primeira Revolução Industrial, quando não tinha um posicionamento estratégico e se limitava a garantir o cumprimento das decisões dos patrões. Com a chegada das leis trabalhistas e a mudança de postura da sociedade diante das relações de trabalho, o RH passou por uma grande transformação, assumindo a responsabilidade de zelar pelas boas relações profissionais, enxergando o colaborador como parte importante do patrimônio da empresa.

Atualmente é preciso esclarecer ainda que o departamento de RH é subdividido em setores que compreendem basicamente: o departamento pessoal, recrutamento, remuneração, segurança do trabalho e benefícios. Se necessário utilizar este recurso dentro do pacote de serviços desenhado para estruturar sua empresa, a AVANTE  fará a análise do quadro de funcionários e contratação, a negociação com o sindicato da categoria (caso seja necessário) e a revisão de todos os cargos e salários.

Além de estabelecer e prezar:

  • Pela comunicação interna clara e efetiva, introduzir os funcionários nos objetivos da empresa e cuidar da qualidade de vida no ambiente corporativo;
  • Possibilitar a integração eficaz de todos os departamentos em busca dos melhores resultados;
  • Avaliar o desempenho da equipe e promover o desenvolvimento da liderança;
  • Treinar e desenvolver programas, cursos e qualquer atividade em função da melhoria do conhecimento do pessoal.

 

Por fim, é importante enfatizar que uma empresa que deseja crescer de forma sólida precisa, antes de tudo, se estruturar para isso. E para que todas as áreas “conversem” é preciso ter um parceiro como a AVANTE que detém toda a metodologia e conhecimento necessários para tal. 



BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas