RECORDE DE RECUPERAÇÕES JUDICIAIS EM 2025: NÃO É “ONDA JURÍDICA”. É TERMÔMETRO DE ESTRESSE DE CAIXA — E A SAÍDA EXIGE REESTRUTURAÇÃO REAL.

O recorde de empresas em Recuperação Judicial em 2025 deve ser lido como um indicador objetivo: o caixa das companhias perdeu previsibilidade.

Em muitos casos, especialmente nas empresas de médio porte, ainda existe um equívoco recorrente: acreditar que a RJ “começa no fórum”.

Na prática, ela começa muito antes, quando margens se comprimem, o capital de giro se alonga, o crédito encarece e decisões operacionais são postergadas até o limite.

A Recuperação Judicial pode ser uma oportunidade legítima de recomeço — desde que venha acompanhada de reestruturação do negócio. Renegociar o passivo sem corrigir o motor operacional é apenas adiar a insolvência. Por isso, a saída passa por:

  • Disciplina de caixa,
  • Revisão de margem
  • Revisão de precificação
  • Redução
  • Racionalização de custos
  • Gestão ativa de capital de giro
  • Governança de execução
  • Tudo conectando o plano de credores à capacidade real de geração de caixa da empresa.

Na Avante, atuamos de forma hands-on para estabilizar o caixa, reestruturar a operação e conduzir negociações com credores com método e transparência, preservando valor e criando condições para um novo ciclo sustentável.

Se precisar, conte conosco.

 

Benito Pedro Vieira Santos

CEO da Avante Assessoria Empresarial

Idiomas