Empreendedorismo na prática: 5 dicas para seu negócio mudar de estágio

Acredito que poucas coisas são tão poderosas quanto o exemplo, pessoas que passaram por situações específicas e conseguiram se sobressair, se destacar através de suas condutas e mentalidade. Sem contar que, ao compartilharem suas experiências e aprendizados, consequentemente estão ajudando outros empreendedores a conquistarem seus sonhos, de forma mais assertiva e menos dolorosa. Afinal, sabemos que quando se trata de empreender a jornada é longa e marcada por tentativas, erros e acertos. Dessa forma, quando se tem acesso a algumas dicas e informações que podem te ajudar a avançar algumas casas e não repetir os mesmos erros que outros empreendedores já cometeram, é preciso considerar.

Aos 34 anos, a australiana Melanie Perkins é um excelente exemplo do que acabei de mencionar. Com o parceiro Cliff Obrecht, ela fundou o Canva, plataforma que permite que pessoas leigas criem designs profissionais de forma simples e online — e que recentemente foi avaliada em US$ 40 bilhões. Ou seja, uma trajetória de sucesso, ela começou a empreender ainda muito jovem: aos 14 anos, vendia lenços artesanais em lojas e mercados em Perth, sua cidade natal. Como ela conseguiu chegar no estágio que se encontra hoje? É isso que ela compartilhou recentemente e que apresento hoje a vocês nos cinco pontos abaixo. De novo, fiquem atentos às dicas e se possível, trace um paralelo com a atual realidade da sua empresa vislumbrando onde deseja chegar.

 

  • Retribua

Após a avaliação de US$ 40 bilhões, o Canva decidiu doar uma participação de 30% no negócio para uma instituição de caridade que visa eliminar a pobreza — uma doação de US$ 12 bilhões. “Acho que é sempre importante que os empreendedores usem seus negócios para retribuir. Você pode começar pequeno — obviamente, nem todos somos capazes de doar bilhões de dólares”, diz Falk, sugerindo que empreendedores forneçam tempo ou serviços para organizações que fazem o bem. Outra ideia é fazer parceria com uma plataforma de impacto e, para cada produto vendido ou projeto concluído, contribuir para uma causa.

  • Nunca desista

Foram mais de 100 respostas negativas quando Perkins tentou arrecadar dinheiro para o Canva pela primeira vez. Para Falk, a lição é mudar a percepção ao receber um “não” — ele mesmo já recebeu muitos em sua empresa. “Eu tinha a mentalidade de que todo ‘não’ está um passo mais perto daquele cliente que diria sim. Percebi que são apenas estatísticas: se eu ligar para 20 pessoas, uma pessoa provavelmente dirá que sim. Isso ainda me motiva 20 anos depois.”

  • Ouça seus clientes

O que realmente solidifica uma ideia e a torna um sucesso é ouvir os comentários de seus clientes em potencial. “São as percepções de seus clientes que o ajudarão a levar sua empresa para o próximo nível. Não devemos ficar presos ao conceito original que criamos”, diz Falk.

  • Implemente seus valores

Perkins e Obrecht têm fortes valores morais e garantem que eles sejam representados na missão do Canva. Na verdade, estão até escritos nas diretrizes do usuário da plataforma. A empresa chega a dizer que pode encerrar ou suspender permanente ou temporariamente o acesso ao serviço se perceber algum ato discriminatório. “É inspirador ver isso e, definitivamente, algo com que muitos empreendedores podem aprender”, diz Falk.

  • Acredite

Para Falk, é durante os tempos mais sombrios que o empreendedor precisa ter confiança — como o momento em que Perkins recebeu diversas respostas negativas. “Nunca se deixe influenciar pelos pessimistas, porque a coisa mais fácil de encontrar no mundo é alguém que lhe dá uma lista completa de motivos pelos quais sua grande ideia fracassará”, diz Falk.  “Frequentemente, as pessoas estão apenas com medo de que você alcance o seu sonho, porque elas não realizaram o delas. É hora de provar que estão errados.”

 

Por fim, é importante frisar que as orientações acima são de suma importância para os vocacionados a empreender, isso mesmo, vocacionados. Empreender é para poucos, portanto, fique atento a última dica, se afaste de pessoas e situações que ofuscam sua visão empreendedora e atrasam seu sucesso de alguma forma.

 

*Fonte:https://revistapegn.globo.com/Mulheres-empreendedoras/noticia/2021/11/5-licoes-de-empreendedorismo-de-melanie-perkins-cofundadora-do-canva.html

 

 

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

CEO da Avante Assessoria Empresarial – VP do Grupo Alliance

Especialista em Reestruturação de Empresas

 

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