A Área Comercial é responsável pelo crescimento da sua empresa?

Em algum momento você já se deu conta de que não adianta sua empresa ter uma estrutura física de dar inveja aos concorrentes, ótimos fornecedores ou localização no melhor ponto da cidade sem que sua equipe comercial esteja obtendo sucesso nas vendas?

 

Muitos empresários e empreendedores focam e distribuem sua energia em diversos setores que compõem um negócio, mas esquecem de dar atenção ao que faz, de fato, a empresa permanecer de pé: a Área Comercial. É claro que todas as áreas são importantes e precisam estar em pleno funcionamento para que tudo saia como esperado, mas o foco diário deve sim estar em tornar o seu produto o melhor do mercado e, principalmente, mostrá-lo desta forma. Para tal é preciso contar com um bom vendedor ou equipe que faz total diferença em qualquer etapa ou ponto que seu negócio esteja.

 

“Vender é uma arte” e o aperfeiçoamento deve ser contínuo, principalmente considerando tamanhas mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no mercado como um todo. Não é nenhum exagero dizer que uma empresa para existir no mercado precisa influenciar pessoas, fazendo os consumidores se interessarem pelos seus produtos ou serviços. Nós da Avante Assessoria Empresarial entendemos que o Departamento Comercial diz muito sobre o estado/estágio da sua empresa e por isso este serviço é oferecido quando necessário após análise de nossa equipe de Consultores.

 

Nossos gestores comerciais atuam diretamente na área comercial avaliando a equipe, procedimentos, contratação e treinamento, mercados, estratégia, políticas comerciais e, principalmente, buscando ampliação do volume de vendas realizadas de maneira saudável.

Perceba que por melhores ou mais inovadores que sejam os produtos ou serviços comercializados por uma empresa, é impossível crescer e se sustentar no mercado sem uma equipe de vendas bem treinada e alinhada com os objetivos da Cia. Por isso, a Gestão Comercial é fundamental.

O setor comercial é o responsável por compreender e gerenciar as expectativas dos futuros clientes, com o objetivo de guiá-los pela melhor jornada de compra possível, oferecendo uma experiência que garanta não somente a atração, mas a fidelização.

 

Nunca é demais lembrar que é a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possam crescer e sobreviver economicamente. E para que o setor funcione como deve é preciso que exista planejamento, aliás, uma etapa importante em qualquer área — principalmente na comercial, afinal, não é possível criar um produto ou serviço sem nenhum critério, disponibilizá-los para o público e esperar que alcancem os melhores resultados.

 

E é justamente neste ponto que a Avante Assessoria se faz ainda mais necessária como parceira da sua empresa, porque a ausência de planejamento e gestão comercial implicam em vários riscos, dentre eles consideramos como principal o subaproveitamento da Equipe.

É importante ressaltar ainda que somente uma política comercial bem elaborada e difundida a todos, permitirá que se crie um modelo de vendas funcional, mais fácil de controlar e que possibilite a rápida tomada de decisão.

Neste contexto, os vendedores ou representantes comerciais são responsáveis em desbravar o mercado diariamente, numa busca incessante por manter os clientes da sua empresa comprando ou mesmo prospectando novos pontos de vendas.

Embora o conceito a princípio e o escopo de trabalho da área pareçam bem definidos, algumas pessoas atualmente têm feito confusão entre as características e funções de um Departamento de Marketing e o Departamento Comercial.

 

As duas áreas apresentam características semelhantes e se completam, sendo o Departamento de Marketing um potencializador das ações da área comercial.

 

É importante deixar claro que o comercial é responsável por coordenar as atividades de vendas dos produtos ou serviços da empresa. É a partir dele que as empresas obtêm lucro e recursos financeiros para que possam crescer e sobreviver economicamente, como mencionado acima, enquanto o marketing é responsável pela venda de forma indireta, os profissionais deste departamento têm como objetivo estudar o mercado, verificar quais as melhores opções, e planejar estratégias para que a empresa consiga vender seus produtos/serviços, e consequentemente, cresçam economicamente.

 

Agora que você já sabe como deve funcionar a Área Comercial, como está a da sua empresa? Se não consegue responder essa pergunta ou se precisa melhorá-la, conte conosco. O trabalho da Avante é fazer com que sua empresa cresça de forma sólida e contínua.

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas

 

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