Gestão de pessoas e o desafio das empresas

Gestão de pessoas e o desafio das empresas

O mundo contemporâneo tem apresentado mudanças constantes e é claro que tantas transformações afetaram também os negócios e a forma como as empresas são vistas no mercado.

Neste cenário, para adaptar-se às novas demandas e garantir o sucesso empresarial, as organizações iniciaram processos inevitáveis visando agregar e oferecer novos valores para seus clientes, colaboradores, fornecedores, enfim, à toda a cadeia que está totalmente ligada.

A gestão de pessoas passou a ser uma função vital dentro das organizações, o desafio de um líder é conseguir reunir profissionais capacitados e engajados com o projeto, afinal, não é uma tarefa fácil montar o time dos sonhos.

Note que com as recentes mudanças no universo corporativo, o tradicional departamento de Recursos Humanos evoluiu juntamente com as técnicas de gestão organizacional e, hoje em dia, desempenha um papel de importância estratégica para os propósitos da empresa.

Administrar e gerir o capital humano nas organizações é fator primordial para o sucesso do negócio, em tempos de inteligência artificial e automatização de processos, um empresário nunca pode esquecer que uma empresa é feita de pessoas e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele.

Vejamos o exemplo da própria AVANTE ASSESSORIA EMPRESARIAL que conta com um grupo de profissionais que demonstram na prática o poder da coesão e do alinhamento necessários para quem deseja se destacar no mercado.

Todos, sem exceção, se dedicam a sua individualidade, formação e expertise, mas sem deixar de lado seu comprometimento com a empresa, sempre mantendo a visão macro do negócio e compreendendo sua atuação como parte do todo.

Para que um profissional “vista a camisa” da empresa é preciso inspirar, fazer com que ele se sinta parte, estimulado e confiante em relação ao futuro, portanto, é preciso ter visão a médio e longo prazo, todos com o mesmo foco e objetivos.

Incentivar a obtenção de conhecimento individual e fortalecer a integração entre as áreas, pode ser um caminho. Dentro de uma empresa é preciso que haja sempre coerência entre as ações de todos os departamentos e equipes que a compõem.

Este processo é essencial porque é através dele, desta integração, que torna-se possível preparar os profissionais, bem como a organização como um todo, para trabalhar com excelência e, assim, atingir as metas e objetivos propostos.

Um líder necessita não só de habilidades técnicas para gerir colaboradores e equipes, mas também da capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.

É preciso ainda garantir uma comunicação assertiva e eficiente entre empresa e colaboradores, todos devem estar “remando” na mesma direção.

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas.

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