4 passos para usar inteligência artificial na sua empresa

“Para continuar a dominar o mercado, as empresas têm de entrar nas tendências. Os dados estão movendo as tendências. E os dados são o combustível da inteligência artificial.” Essa afirmação foi feita por Shawn DuBravac em uma palestra realizada na Convenção Anual da International Franchise Association, em Phoenix (EUA)*.

DuBravac é futurista e autor do livro Digital Destiny: How the New Age of Data Will Transform the Way We Work (Destino digital: como a nova era dos dados vai transformar como trabalhamos, em tradução livre) e suas reflexões indicam por onde as empresas devem seguir para navegar na revolução que as inteligências artificiais estão provocando no mercado e na sociedade.

Não é a primeira vez que abordo por aqui esse tema e suas implicações contemporâneas, afinal, a cada nova descoberta e implantação fica cada dia mais claro que não estamos tratando do futuro longínquo ou de projeções. As mudanças estão acontecendo agora, hoje, e as empresas que não mergulharem de vez nesse mar de oportunidades e potencialidades vão sim ficar para trás. E não é preciso nem ser um futurista para constatar essa realidade.

Para o autor e estudioso, começar a utilizar as tecnologias possibilita expandir o uso e obter ganhos nas marcas/empresas. DuBravac deixa claro: o uso de IA está apenas começando. “Estamos usando o que está mais acessível, para ganhos de eficiência, por exemplo. Estes são os primeiros passos do que a IA poderá oferecer.” Ele destacou usos de IA em empresas que podem ajudar o seu negócio, veja abaixo o que poderia ser incorporado por sua companhia com o intuito de trazer melhorias e novos resultados.

Análise SWOT
Ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT e o Gemini, podem ajudar a fazer uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio. Um possível prompt, diz DuBravac, é “faça uma análise SWOT da [insira aqui a marca]”. Caso a resposta seja muito vaga, é possível provocar a ferramenta para que se aprofunde, perguntando “quais outras ameaças você identifica” ou “existem ameaças específicas para a região da cidade X para a marca?”.

Avaliações do cliente
Nas ferramentas de IA generativa, também é possível mergulhar nas avaliações que os consumidores fazem do produto ou serviço, perguntando “o que a internet pensa sobre a minha marca?” ou ainda “me dê uma avaliação 5 estrelas e uma avaliação 1 estrela da Amazon sobre o meu produto”. Dessa forma, dá para identificar problemas comuns e áreas de melhoria no atendimento ao cliente.

Busca de palavras-chave
Os gestores podem usar IA para identificar palavras-chave, termos de busca e frases que os concorrentes estão usando em seu conteúdo, campanhas e estratégias de SEO, diz DuBravac. A ferramenta ajuda a gerar sugestões de palavras para melhorar a visibilidade da empresa em resultados de busca.

Treinamento de vendas
DuBravac indica usar IA generativa para criar conteúdo sobre o produto e FAQs (perguntas mais frequentes), projetar conversas e tópicos para os vendedores, entender como lidar com o “não” do cliente e desenvolver as “personas” dos consumidores.

Na Avante, nos últimos anos o nosso time tem se dedicado para acompanhar todas essas transformações, para conhecer e aplicar as tecnologias ideais para potencializar os resultados dos nossos clientes. Através de métricas estratégicas, análise dos dados, números e projeções, nossos colaboradores conseguem oferecer análises fundamentadas, isentas e, principalmente, orientar os gestores das empresas para seguirem no sentido certo.

Incorporar essas inteligências no dia a dia tem proporcionado ainda maior ganho de tempo, produtividade e assertividade. Quando uma empresa entende que a tecnologia e a inovação não são inimigas, utilizá-las a seu favor, se torna parte da rotina de trabalho.

*Fonte: https://revistapegn.globo.com/franquias/noticia/2024/02/inteligencia-artificial-6-passos-para-usar-a-tecnologia-em-franquias.ghtml

Benito Pedro Vieira Santos
CEO da Avante – Especialista em Governança Corporativa e Reestruturação Empresarial.

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