O que o Fluxo de Caixa diz sobre a sua empresa?

O fluxo de caixa é ferramenta imprescindível para a tomada de decisões em qualquer setor da empresa, especialmente no curto e médio prazo. Aprender a analisar o fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro na sua empresa é vital para qualquer negócio de pequeno, médio ou grande porte.

Normalmente, quando o fluxo não está devidamente atualizado ou mal analisado, os problemas com os credores começam a surgir de forma gradual. O olhar atento do Gestor(a) é essencial para evitar equívocos, em especial nos momentos de sazonalidade do negócio, onde um aumento expressivo de faturamento pode gerar a falsa sensação de sobra de caixa.

Instrumento básico de planejamento e controle financeiro, o fluxo de caixa se resume a soma de todos seus recebíveis ao longo de um período, confrontado com a soma de todas as obrigações, projetando o saldo de caixa em diferentes momentos ao longo desse período. O objetivo dessa ferramenta é projetar e apurar o saldo disponível do seu negócio dentro de um determinado período, possibilitando identificar momentos de falta e excesso de caixa.

Mas atenção! Não basta apenas manter os dados atualizados no fluxo de caixa.  Para que seja útil e cumpra o seu papel, é necessária a análise e acompanhamento cuidadoso dos dados, o que chamamos de Gestão do Fluxo de Caixa.

A equipe de Consultores da AVANTE ASSESSORIA EMPRESARIAL implementa o Fluxo de Caixa, insere as informações e realiza a análise criteriosa do relatório gerencial resultante, apresentando ao empresário um diagnóstico empresarial com as avaliações sobre o cenário Econômico Financeiro em que a empresa está inserida, seguido de sugestões para o Planejamento Financeiro, visando preparar a empresa para o futuro sem tirar o foco do presente. 

Na prática, isso significa que com este acompanhamento o empresário poderá antecipar algumas decisões importantes, como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, planejar investimentos, antecipar negociações com credores, organizar  promoções para transformar estoque em capital de giro, solicitar empréstimos e outras medidas, evitando possíveis dificuldades financeiras ou minimizando-as. Todos estes caminhos são apontados pela AVANTE ASSESSORIA EMPRESARIAL. 

É importante ressaltar ainda que a estrutura do fluxo de caixa depende da natureza da empresa e também das necessidades dos gestores. Uma dica importante, independente do tamanho da sua empresa: fazê-lo manualmente em uma agenda ou caderno aumenta consideravelmente as chances de erro. É muito mais prático, seguro e organizado automatizar este processo, seja utilizando uma planilha simples ou programa básico de gestão. 

Dentre as principais vantagens em manter uma gestão eficiente do fluxo de caixa estão evitar gastos desnecessários (você descobre, reduz e otimiza o uso do capital no empreendimento);  garantir o cumprimento das obrigações (contas acumuladas indicam um desempenho ruim do setor contábil do negócio); melhorar a tomada de decisão (agir sem pensar é algo que nunca pode acontecer quando se trata de uma empresa). Ou seja, o fluxo de caixa está, ou pelo menos deveria, diretamente relacionado à elaboração e execução estratégica da empresa. 

Por fim, tenha em mente que é preciso investir em uma análise completa e criteriosa, bem como definir estratégias e o controle operacional continuamente. Entre um mês e outro tudo pode mudar, o mercado é dinâmico e decisões ruins ou erradas podem ter graves consequências.

Lembre-se que o saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais. A existência do saldo final deve ser confirmada preferencialmente a cada dia. Note que saldos diários elevados, tanto negativos quanto positivos, sugerem a necessidade de melhoramentos na organização financeira, pois implicam financiamentos a custos elevados (saldo negativo) ou custo de oportunidade da aplicação (saldo positivo).

Para ter um negócio saudável é preciso controlar o fluxo de caixa e o ideal é ter uma empresa parceira como a AVANTE para fazer isso. 

 

BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas