Diagnóstico empresarial estratégico

Grupo Alliance tem em seu DNA unir forças entre empresas associadas e estabelecer parcerias de sucesso, fazendo com que cada vez mais oportunidades de bons negócios se tornem realidade. É o que aconteceu com dois parceiros que se encontraram através de indicação, um dos pontos-chave do Grupo.

Especializada em Reestruturação Empresarial, a Avante Assessoria Empresarial percebeu uma grande lacuna a ser preenchida quando se tratava de ferramentas para elaborar demonstrativos financeiros consistentes, ou seja, fazer com que as decisões estratégicas fossem tomadas a partir de números que expressassem com mais fidelidade a lucratividade e rentabilidade da empresa.

Já a SARAF, com 23 anos de experiência em Gestão Patrimonial, sentiu a necessidade de assessorar os clientes no sentido de ajudá-los a entender a importância do gerenciamento dos negócios antes mesmo de engajá-los em procedimentos para controle do ativo imobilizado, independente do tamanho da empresa.

A oportunidade foi se desenhando entre as duas empresas e a parceria foi inevitável. O diretor executivo da Avante, Benito Pedro Vieira Santos , afirma que o objetivo dessa união é justamente alinhar processos junto aos gestores e assim cumprir as metas estabelecidas. “Nosso papel é ajudar nossos clientes a recuperar seus negócios, já que notamos uma carência de apoio na alta administração das empresas quando se trata de tomadas de decisão, criando uma distância muito grande entre gestores e direção.”

E para que suprir essa necessidade com informações estratégicas e consistentes para a diretoria, a ideia foi desenvolver um serviço em conjunto que oferecesse ao universo empresarial em geral, de forma simples, mas abrangente, um Diagnóstico Empresarial, onde a realidade financeira e patrimonial da empresa fosse apresentada e, a partir disso, apresentar serviços e soluções para profissionalizar a gestão.

Esse diagnóstico tem como objetivo levar aos clientes uma análise completa dos demonstrativos e indicadores financeiros por meio de painéis gerados por softwares de BI (Business Inteligence), uma estratégia cada vez mais utilizada dentro do universo da gestão empresarial. Nele, são apresentados alguns pontos fundamentais:

  • Entendendo o Balanço Patrimonial
  • Análise geral da DRE
  • Ponto de Equilíbrio (Breakeven point)
  • Lucratividade: Margem Bruta, Margem Operacional, Margem Líquida, Margem EBITDA
  • Liquidez: Corrente, Seca, Geral, Cobertura de Juros
  • Endividamento: Participação de Capital de Terceiros, Composição
  • Eficiência: Giro de Estoque, Prazo Médio de Estoque, Giro de Contas a Receber, Prazo Médio de Recebimento, Giro de Contas a Pagar, Prazo Médio de Pagamento, Ciclo de Caixa, Giro do Ativo Total
  • Rentabilidade: ROA (retorno do ativo), ROI (retorno Investimento), ROE (retorno do patrimônio), ROIC (retorno do capital investido), ROI-EBITDA

A partir desses dados, gestão e diretoria podem ter mais autonomia para tomar decisões estratégicas para atingir metas recorrentes nas empresas como: aumento da lucratividade, redução de custos, diminuição de despesas fixas, verificar qual o produto ou serviço tem maior margem de contribuição, reorganização do patrimônio, além de implantar processos de gestão mais eficientes como um todo.

Na prática, é proposto um plano de negócio para o curto e médio prazo, sempre visando otimizar a performance do negócio, assim o empreendedor ficará ciente dos indicadores, o que é fundamental para a tomada de decisões.

A tecnologia será uma grande aliada para as duas empresas parceiras, como explica Fernando Mello, diretor executivo da Saraf. “Como trabalharemos com uma grande massa de dados, escolhemos as ferramentas de BI para nos auxiliar no gerenciamento dos dados e construção dos painéis estatísticos, o que facilitará muito para transmitir nossa mensagem aos gestores e diretores.”

Avante e SARAF abraçaram a missão de dar todo o suporte para que empresários melhorem a gestão de seus negócios, com planejamento, tecnologia e estratégia. “Queremos levar a nossa expertise adquirida em grandes corporações para que esse sucesso atinja todas empresas que tem interesse em um atendimento qualificado e tenho certeza de que dentro desse processo a união fará a força”, finaliza Benito Pedro Vieira Santos.