Assessoria Empresarial x Gestão: complementares ou consequência?

Nosso país iniciou 2019 com uma perspectiva muito boa referente a retomada dos negócios, de um modo geral havia mais ânimo do que necessariamente retomada da economia como um todo.


Com o passar de poucos meses o mercado continua muito inseguro e a economia sem um rumo definido. Com isso, os empresários começam a entender que por mais motivador que possa ser a mudança de governo o Brasil ainda tem um longo percurso para superar o caos que vivemos nas gestões anteriores. Dificultando muito a perenidade das empresas em manter-se no mercado.

 

O empenho dos empresários em manter as empresas com suas atividades é intenso. Além de lenta a retomada da economia, há outros fatores que os afligem, tais como a concorrência, falta de acesso à inovação e tecnologia, escassez de recursos acompanhado da falta de crédito e gestão ineficiente. Neste sentido, a flexibilidade e a estratégia são recursos para alcançar a continuidade das atividades econômicas das empresas. O primeiro passo é entender que uma Assessoria Empresarial pode ser a solução de forma complementar à gestão, e não apenas uma alternativa em tempos de crise.

Na prática isso quer dizer que é preciso desmistificar a crença de que uma Assessoria Empresarial só atua em caso de Recuperação Judicial ou Extrajudicial. Um bom parceiro pode auxiliar diretamente no processo diário das tomadas de decisões da sua empresa e ser peça fundamental para que ela não apenas se mantenha no mercado, mas que esteja saudável e competitiva.

 

E é fácil entender a razão. Quando uma crise se instaura os ânimos pessoais e profissionais se abalam. A empresa teme a perda da lucratividade e o funcionário(a) de perder seu emprego. Com isso surge uma infinidade de novos desafios. Geralmente é quando este cenário se apresenta que o empresário ou gestor vai pensar em recorrer a uma Assessoria Empresarial. O objetivo deste artigo é justamente alertar para o fato de que não precisa esperar chegar neste ponto para agir!

 

Portanto, diferente do que alguns de maneira precipitada podem imaginar, uma Assessoria Empresarial como a AVANTE deve ser considerado um investimento para o seu sucesso.

 

Problemas com fluxo de caixa não nascem da noite para o dia. Se as medidas corretas forem tomadas antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem, certamente o impacto será menor ou nem existirá. Não precisa chegar ao final do túnel para buscar uma luz, ela pode te acompanhar e te guiar no dia a dia, nas principais tomadas de decisões e ser vista como uma medida preventiva em relação ao processo administrativo como um todo.  

 

Fazer a gestão de uma empresa nem de longe é uma tarefa fácil, por isso, toda ajuda deve ser valorizada. Em parceria com o gestor, um assessor tem a missão de ajudar a empresa a rever os seus planos e a projetar o futuro com base nas modificações feitas. Assim será possível também, se for inevitável, passar pela crise sem comprometer tudo aquilo que já foi construído.

 

Inicialmente uma Assessoria Empresarial foca em manter ordem na casa. Setores fundamentais da gestão, como o jurídico, contábil / tributário e administrativo têm suas rotinas analisadas e se necessário reorganizadas, permitindo aos sócios e gestores voltarem suas atenções para o que mais interessa: o desenvolvimento da principal atividade econômica do negócio.

 

Não há dúvida da eficácia do suporte empresarial. É importante destacar que a má gestão é comprovadamente uma das principais causas para a mortalidade de empresas no Brasil. Além disso, empresas como a AVANTE, referência em Assessoria Empresarial, têm oferecido resultados visíveis a curto, médio e longo prazo diante das adversidades mercadológicas. 

 

Qual a diferença entre assessoria e consultoria empresarial

Se os resultados se mantiverem estáveis, cria-se uma perigosa zona de conforto, na qual os gestores acreditam que vão permanecer enquanto cumprirem as rotinas diárias. O que se percebe nesses casos é a necessidade de um constante acompanhamento das empresas e uma possível reformulação de suas atividades, e é nesse ponto que a Assessoria Empresarial se diferencia de uma Consultoria.

 

Caso a necessidade da empresa em questão fosse, por exemplo, apenas melhorar as vendas de um determinado produto, a consultoria seria a indicação. Ou seja, uma consultoria pode ser vista como uma solução pontual no sentido de ajudar a revelar as causas de um determinado problema, por outro lado o trabalho da Assessoria Empresarial consiste não apenas em apontar as soluções, mas sim em colocá-las em prática em conjunto com a gestão da empresa.


BENITO PEDRO VIEIRA SANTOS

Especialista em Reestruturação de Empresas

 

Idiomas